A Abraciclo

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente as montadoras dos veículos de duas rodas com fábricas instaladas no Brasil.

A entidade atua desde abril de 1976 e reúne 14 associadas, sendo 10 delas do segmento de motocicletas e 4 de bicicletas. A sua missão é divulgar, apoiar e defender as atividades e interesses relacionados ao setor de veículos de duas rodas nas áreas técnica, política, econômica, social e comercial.

Contando com o apoio de suas associadas, a ABRACICLO realiza eventos e propaga mensagens de conscientização, junto com autoridades públicas, visando a mudança e evolução da atitude de motoristas e motociclistas, para que se estabeleça uma convivência mais pacífica e respeitosa no trânsito.

Uma das principais iniciativas da entidade é a conscientização de ciclistas e motociclistas sobre a importância da pilotagem segura e da opinião pública em relação à necessidade de estimular e praticar a Segurança no Trânsito. Isso é feito através de relações governamentais, propostas técnicas, contatos com entidades e imprensa, campanhas públicas e projetos de Segurança no Trânsito em parceria com empresas e órgãos especializados.

As atuais associadas da entidade são:

Segmento de Motocicletas – BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha.

Segmento de Bicicletas – Caloi, Houston, Ox Bike e Sense.

As fabricantes de veículos de duas rodas associadas à ABRACICLO estão concentradas no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde geram mais de 12 mil empregos diretos e estimulam a qualificação profissional. Estes são os dados básicos do setor:

 

Dados do setor

Motocicletas

Bicicletas

Frota nacional: acima de 27 milhões de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades

Produção anual: acima de 1 milhão de unidades

Produção anual: 2,5 milhões de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2018.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Saiba mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site.

www.abraciclo.com.br